sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Soluções para o lixo orgânico

Uma das soluções para a questão do lixo orgânico é a compostagem gue consiste em uma técnica que permite reciclar residuos orgânicos com maior eficiência , minimizando os impacto ao meio ambiente .
A compostagem é realizada naturalmente por microorganismos beneficos na presença de oxigénio ,que gera temperaturas entre 55c e 65c, isso elimina partógenos e sementes de plantas daninhas o resultado é um fertilizante orgânico de alto valor agregado e de baixo custo de produção com grande potencial de uso.
A compostagem é ótima  para dar destino aos resíduos de restaurantes , hóteis ;indústrias, supermecados e grandes entrepostos agricolas.
Podemos também reciclar o lixo orgânico com a ajuda das minhocas, contruindo um minhocário, que é composto de 3 caixas, uma tampa, um garfo de jardim, uma torneira, humus e minhocas. Nas duas caixas de cima colocam-se as minhocas e o lixo orgânico (derivado de organismos vivos). As minhocas, que circulam entre essas duas caixas através de furos nos seus fundos, se alimentam desses resíduos produzindo um fertilizante natural, rico em nutrientes, para ser colocado nos vasos e canteiros de plantas.
As caixas podem ser colocadas em varandas, áreas de serviços, escritórios, escolas e jardins. Todos os restos orgânicos de comida, como casca de legumes, de verduras e de frutas, pó de café e de chá, ovos, alimentos estragados e ossos, bem como guardanapos usados, poeira, cabelos, papéis, jornais, aparas e podas de jardim podem ser despejados nele.
Estas formas de reciclagem do lixo orgânico, mostram claramente que não é nada complicado e caro para ser colocado em prática no seu dia-a-dia.





Por: Amanda, Bianca, Letícia, Liliane e Thaís.

2 comentários:

  1. Ótimo, também como blogueiro, achei demais essa postagem, vou usar as fotos para meu trabalho de Cidadania, Nice Work... Thank you

    ResponderExcluir
  2. Só pra confirmar, a segunda imagem foi tirada da revista Mundo Estranho?

    ResponderExcluir